quarta-feira, 23 de maio de 2012

Trabalho do 2º bimestre para o 6º ano


Abaixo está disponível o trabalho para o 6º ano do Ensino Fundamental. O trabalho poderá ser feito em grupos de até 3 alunos, pode-se imprimir ou copiar a mão. Quem preferir pode fazer individual.
Para acessar o trabalho clique aqui

O trabalho deverá ser entregue no dia 31/05.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Trabalho do 2º Bimestre para os 8º Anos

Olá alunos dos 8º A, B e C. No link abaixo está o primeiro trabalho que vocês terão que fazer nesse bimestre. O mesmo poderá ser feito em grupos de até 3 alunos e entregue conforme datas constantes abaixo:
8º A - Dia 29/05
8º B - Dia 31/05
8º C - Dia 01/06

Clique aqui e acesse o trabalho
 
O trabalho pode ser impresso ou copiado a mão. Não esqueçam de colocar os nomes e números de todos os componentes do grupo. Não é necessário fazer capa e quem quiser fazer individualmente também pode.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Aprendendo sobre ângulos

Sabedores de que os recursos tecnológicos e audiovisuais proporcionam uma aprendizagem mais satisfatória e divertida para os alunos, levamos a turma do 7º ano A, ensino fundamental, à sala de multimeios da escola para assistir a dois pequenos vídeos que falam sobre os ângulos e como medir ângulos.

São vídeos do Telecurso produzidos à algum tempo no entanto ilustram de forma divertida o conteúdo que precisávamos introduzir, além de facilitar nosso trabalho em sala, já que atender uma turma numerosa ensinando individualmente os alunos a medirem ângulos demandaria muito tempo.Abaixo os vídeos que utilizamos, assim todos podem assistir novamente e tirar suas dúvidas.

Parte 1
  
Parte 2

sábado, 12 de maio de 2012

Poesia e matemática

Vi esse poema em um blog e achei muito legal. Pena que não tem o autor, mas segue o poema abaixo pra ver se os alunos se inspiram um pouco a resolver equações.
 
Resolução de equações
Uma equação é fogo para se resolver
é igualdade difícil e de grande porte
é necessário saber todas as regras
e ter até uma boa dose de sorte.

A primeira coisa a ter em conta
quando se olha uma equação
é ver se tem parênteses,
é que umas têm outras não.

Se tiver, é por ai que tudo deve começar.
Sinal “+” antes: fica tudo igual.
Mas tudo o que vem a seguir se deve trocar
se antes do parênteses o “-” for o sinal.

A seguir…alerta com os denominadores!
Todos têm que ter o mesmo para se poder avançar.
Os sinais negativos antes de fracções
são degraus onde podem tropeçar.

É preciso não esquecer nenhum sinal
e estar atento ao coeficiente maroto
e se um termo não interessa de um lado
muda-se o sinal e passa-se para o outro.

Quando a incógnita estiver sozinha
podemos então dar a tarefa por finda. E então,
sem nunca esquecer o que foi feito
escreve-se o conjunto solução.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atividades no LIE

A Resolução de problemas é de fundamental importância para a educação matemática. Ela dá suporte para aplicações da matemática do cotidiano, motivando os estudantes pois adequa a matemática à situações reais que ocorrem com os alunos. A resolução de problemas deve ser feita através do raciocínio lógico e não de forma mecânica, pois deve-se incentivar, instigar o aluno a pensar no processo de resolução e não usar fórmulas sem saber o porque está usando.

Por outro lado está cada vez mais difícil chamar a atenção dos alunos para os conteúdos que previstos no currículo e que temos que trabalhar. Pensando nisso estamos realizando uma série de aulas no laboratório de informática educativa da escola, onde além dos alunos acessarem jogos on line de raciocínio lógico relacionados com os conteúdos curriculares também estamos trabalhando com resolução de problemas construídos por mim com o software hotpotatoes.

Foi uma aula divertida e interessante e os alunos gostam muito de trabalhar no LIE. Abaixo algumas fotos desse momento.